terça-feira, 17 de março de 2009

Flores do sítio

Lantana-chorão (Lantana sellowiana)


Gentem, eu estava olhando umas fotos de flores que fiz no sítio dos meus pais, em Iúna (ES), e resolvi nomear as espécies, mas é difícillllllll! Sei que tem azaléia, lírio vermelho e lantana-chorão - todas espalhadas no mato, sem cuidados específicos. A penas a azaléia recebe adubo orgânico porque fica do lado da casa. As outras flores não tenho certeza dos nomes. Vou continuar pesquisando, mas se alguém puder identificá-las, vai ser bacana arquivar com nome e sobrenome!
Bjs


Azaléia (Rhododendron x simsii)
Essa eu nem imagino o nome, mas é linda!

Dália?

Ainda não identifiquei!

Lírio Vermelho

Ainda não identifiquei!

domingo, 15 de março de 2009

Suculentas, adoro!




Adoro suculentas! Na verdade, na verdade gosto de plantas que dão flores! Mas as suculentas são um caso à parte. É curioso ver as folhinhas crescendo e a planta ganhando formatos, inclusive de flores!
Sem contar que são super fáceis de cuidar. Basta um pouco de água, um bocado de luz e pronto! O ambiente está perfeito. Além disso, as suculentas dão um charme em ambientes como salas, cozinhas, banheiros e nas áreas externas. Enquanto não mudo pra minha casinha, vou fazendo meus experimentos (fotos). Pra isso, reutilizei uma bandeja de bolo confeitado pra fazer o papel de vaso (usei inclusive a tampa, que serviu de prato!). Quando eu me mudar, vou transplantá-las em uma jardineira grande, que vai ornamentar o meu quintal! Quando estiver pronto publico aqui.

P.S: Multiplicar as suculentas é bem fácil. Sabe quando esbarramos sem querer na plantinha e a folha se quebra? Então, não a jogue fora. Deixe-a sobre a terra e continue regando a suculenta normamente. Em poucos dias a folha vai brotar! Na foto abaixo, eu forcei um pouco a barra, tirando algumas folhinhas e enterrando umas do lado das outras. Já estão enchendo o "vaso". Tenho pressa! rsrsrs
Bjs

sexta-feira, 13 de março de 2009

Salvação!


Gentem!
Depois de longo e tenebroso verão, e de a flor-de-maio (ops, flor-de-outubro!) quase partir desta pra uma melhor, descobri porque a plantinha estava definhando. Na verdade, me desesperei e liguei pra minha mãe vir correndo ver o que estava acontecendo. Afinal, a plantinha é dela, eu só estou "tomando conta"!

Depois do diagnóstico, minha mãe soltou a bomba: - Silviiiiinha, ela está morrendo!
Eu quase me matei. Primeiro, por não ter pensado nisso antes. Segundo porque não olhei a raiz da plantinha com cuidado! êta!

Pelo que mamãe falou, os primeiros talos de cada plantinha estavam velhos e apodrecendo, por isso não estavam distribuindo alimento e água pro resto das folhas e flores. E a bichinha cada dia enrugava mais. Pra não perder nem um fio de DNA, mamãe foi desintegrando as folhas. Separou as menos enrugadas e foi enterrando uma a uma.

O tempo passou - mais ou menos um mês - e só sobrou duas folhinhas. E, viva! Uma até já está dando um filhotinho. Pela foto dá pra ver uma folhinha nova nascendo! Sei que vai demorar horrores pra que ela cresça e dê novas flores. Mas, tá valendo. Gosto de cuidar de planta assim, vendo a semente brotar, as primeiras folhinhas aparecerem...

No mais, fiquei por dentro de mais um dica.
Mas, tá bom! Bom, bom, bom, ainda não tá, mas vou me aperfeiçoar nessa história de "cuidadora de plantas"!
Bjs!